quinta-feira, 29 de julho de 2010

Assami representada no Congresso Nacional da Rede Unida em Porto Alegre/RS!


ASSAMI representada no Congresso Nacional da Rede Unida, na apresentação de trabalho, rodas e momentos de conversa nos muitos encontros com pessoas que passaram pela Associação ou que acompanharam a sua constituição, como o Diego Pinheiro, Everson Rach, Cristiane Ribas, dentre outros.

Há notícias na saúde mental, na formação em saúde, incluso as residências multiprofissionais.

Quanto a saúde mental, o I Evento da Luta Antimanicomial no RS, o qual já ocorreu em outros estados brasileiros, prorrogou as inscrições para 08 de agosto.

Estudantes do Rio Grande do Sul apresentaram relato de vivência na saúde mental, realizado nos serviços da região metropolitana e São Lourenço e trabalhadores do SUS na Bahia, apresentaram vivências realizadas com estudantes no serviço de lá, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde.

Experiências interessantes para serem conhecidas e, até quem sabe, reproduzidas com o timbre de cada local.

As Vivências são imensamente produtoras de subjetividade e de ações no SUS, contudo, fica a questão, como manter vivo o sonho? E qual é o sonho? Se sabe o que se sonha, ou se sonha porque os outros sonham? É um sonho que se sonha só ou que se sonha junto, como fazemos na Associação, em que vemos acontecer o que sonhamos? Bom, de qualquer forma o SUS depende de SONHAÇÃO, como o pessoal da Educação Popular em Saúde apresentou em peça artística na abertura do evento.

Também, foi uma das pautas a participação dos estudantes em instâncias de controle social, como Conselhos e Conferências de Saúde, CIES, dentre outros fóruns e movimentos sociais.

Na formação em saúde, já há e estão sendo implantados cursos de graduação em Saúde Coletiva. A discussão foi um tanto polêmica, haja vista a formação por áreas, no caso, Enfermagem, Farmácia, etc....discussão no sentido da confusão entre campo e núcleo.

Ainda, na formação em saúde, outra calora discussão foram as Residências Multiprofissionais em Saúde, por área e a Médica, uai sô, a ronda do 'separatismo' quando se fala em integralidade na atenção!

Por ora é isso.

A saúde que se constrói não deve ser pensada como necessariamente aos outros, mas deve ser construída como a saúde que se quer, inclusive, para si mesmo. Então, qual é o sonho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário